top of page

PROJETOS

Ao longo da trajetória do INSTITUTO CRIARTEmuitas foram as atividades e projetos realizados, em parceria ou com a participação de seus membros, que visam a ampliação de repertório estético, vivências culturais e cidadãs, ações que possibilitaram a geração de renda e que de alguma forma melhoraram o convívio social e a qualidade de vida das pessoas.

Podemos afirmar que o trabalho da entidade e sua atuação em rede, fez com que muitos dos atendidos pudessem observar suas realidades com novos olhares e perspectivas, possibilitando por meio da arte, do conhecimento e da troca de experiências, abrir novas oportunidades para superar os desafios das desigualdades social, econômica, racial e de gênero.

APOIE NOSSOS PROJETOS

INSTITUTO CRIARTE possui projetos aprovados na Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de Mogi das Cruzes-SP, cujas pessoas físicas e jurídicas poderão apoiá-los com a destinação de 20% dos valores de seus impostos (ISS/IPTU) e no PROAC-ICMS.

Todos os projetos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e aos ativos ESG.

Seja um patrocinador dos nossos projetos!

Quer saber como? Entre em contato conosco.

TEATRO NAS ESCOLAS - Edição 2024/2025

TEATRO INFANTIL.jpg

Realização de 24 apresentações teatrais infantis em 12 escolas municipais localizadas em bairros periféricos, com público prioritário na faixa etária entre 06 e 10 anos de idade, atendendo 2.400 crianças.

 

O projeto realizará uma atividade formativa sobre “Prática Teatral Escolar” para professores, visando capacitá-los para a realização de atividades cênicas no ambiente escolar. 

 

A peça teatral A ÁRVORE MÁGICA E SEU SEGREDO trata de temas sobre a preservação do meio ambiente e alimentação saudável e as crianças atendidas receberão um kit plantio contendo sementes e mensagens sobre o plantio, buscando incentivá-las e engajá-las na proteção da natureza e meio ambiente.

ASSISTA o vídeo abaixo e veja como foi a realização do projeto em 2023, com a realização de 25 apresentações teatrais infantis em 10 escolas municipais localizadas em bairros periféricos de Mogi das Cruzes e 03 espaços públicos, com público prioritário na faixa etária entre 06 e 10 anos de idade, atendendo mais de 4.000 crianças.

Escolas Municipais Atendidas - 2023

CEIC DOCE LAR 2 WILSON NOGUEIRA – Bairro Porteira Preta 
CEIC DOCE LAR 3 THEREZA AMORIM MARTINEZ – Bairro Jardim Margarida
CEIC BRINCANDO & APRENDENDO 2 JOÃO GUALBERTO – Bairro Jundiapeba
EM DR. SÉRGIO BENEDITO FERNANDES DE ALMEIDA - Conj. Res. Santo Ângelo
EM PROF. AFONSO CAPORALI FILHO – Conj. Residencial Cocuera
EM PROFª AUTA CARDOSO DE MELLO – Bairro Jardim Aeroporto

EM HENRIQUE PERES – Mineração

EM PROF. ADOLFO MARTINI – Jd. Santa Carolina

EM PROFº JOÃO CARDOSO PEREIRA – Bairro Vila Andrade

EM PROFª. FLORISA FAUSTINO PINTO – Jd. Aeroporto

Espaços Públicos Atendidos - 2023

PARQUE CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA - César de Souza

CAED - CENTRO DE ARTE, ESPORTES E DESENVOLVIMENTO - Jd. Bela Vista

VILA HÉLIO - Centro

PATROCINADORES

Grupo Bimbo.jpg
logo marbor.jpeg

FINANCIAMENTO

LIC + Brasão + Mogi - Horizontal Colorido.png

DOMINGO NA VILA
Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes-SP (20% do ISS / IPTU)

vila helio.jpg

O projeto DOMINGO NA VILA consiste na realização de 08 ações multiculturais na Vila Hélio de Mogi das Cruzes, sendo um domingo por mês, oito meses de duração, todas gratuitas e livres para todos os públicos, contendo em cada ação 08 espetáculos teatrais infantis com intérprete de libras e monitores para recreação e 08 shows musicais.


O local escolhido foi oficializado como um dos atrativos turísticos da cidade de Mogi das Cruzes pelo Programa Rotas Turísticas do Governo do Estado de São Paulo e, assim como a revitalização da vila construída em 1951, o projeto visa a circulação e revitalização do centro urbano com ações culturais.

FIOS MÁGICOS
Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes-SP (20% do ISS / IPTU)

Perucas-Louras.jpg

O projeto “FIOS MÁGICOS: Perucas lúdicas e criativas para crianças em tratamento contra o câncer” consiste na realização de 03 atividades formativas de crochê em 03 entidades sociais e periféricas de Mogi das Cruzes, visando a produção de 150 perucas e 60 gorros, confeccionados em lã antialérgica e que serão doados para instituições que possuem crianças em fase de tratamento contra o câncer.

Cada entidade escolhida terá uma atividade formativa com 06 aulas presenciais e práticas, duração de 04 horas cada, e abrirá vagas gratuitas para 15 participantes. O projeto priorizará as mulheres em seu processo seletivo, e todas as participantes serão beneficiadas com uma “bolsa auxílio de estudo”, ou seja, receberão uma ajuda de custo para a participação da atividade.

PARQUES CULTURAIS

FESTIVAL PARQUES.jpg

Realização de Festival Multiculral em 4 finais de semana e 4 parques municipais, com ampla programação diversificada e gratuita: Parque Centenário da Imigração Japonesa, Parque Da Cidade, Parque Francisco Affonso De Mello e Parque Leon Feffer.

 

Com expectativa de atender diretamente 40mil pessoas, terá em sua programação cultural: shows musicais, apresentações teatrais e circenses, saraus literários com varal de poesias e feiras para venda e troca de livros, apresentação de grupos de cultura popular, dentre outras.

bottom of page