PROJETOS

Ao longo da trajetória do INSTITUTO CRIARTEmuitas foram as atividades e projetos realizados, em parceria ou com a participação de seus membros, que visam a ampliação de repertório estético, vivências culturais e cidadãs, ações que possibilitaram a geração de renda e que de alguma forma melhoraram o convívio social e a qualidade de vida das pessoas.

Podemos afirmar que o trabalho da entidade e sua atuação em rede, fez com que muitos dos atendidos pudessem observar suas realidades com novos olhares e perspectivas, possibilitando por meio da arte, do conhecimento e da troca de experiências, abrir novas oportunidades para superar os desafios das desigualdades social, econômica, racial e de gênero.

APOIE NOSSOS PROJETOS

INSTITUTO CRIARTE possui projetos aprovados na Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de Mogi das Cruzes-SP, cujas pessoas físicas e jurídicas poderão apoiá-los com a destinação de 20% dos valores de seus impostos (ISS/IPTU) e no PROAC-ICMS.

Todos os projetos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e aos ativos ESG.

Seja um patrocinador dos nossos projetos!

Quer saber como? Entre em contato conosco.

MONUMENTO MARIA FUMAÇA 353 - 110 ANOS DA VILA DE LUÍS CARLOS - GUARAREMA-SP

guararema-noticiaferroviaria.jpeg

Aprovado no PROAC ICMS, o projeto consiste na execução e instalação de monumento em espaço público, confeccionado em aço inox pelo artista plástico Rodrigo Bittencourt, fazendo alusão a locomotiva à vapor Maria Fumaça nº 353 e em homenagem aos 110 anos da Vila de Luís Carlos, distrito do município de Guararema-SP que será comemorado em 2024.

A Vila de Luís Carlos que é um dos principais atrativos turísticos da região, foi inteira restaurada e entregue pela Prefeitura em 2014. 

Ateliês Periféricos

tipos-de-impressao-silk-screen.jpg

O projeto ATELIÊS PERIFÉRICOS consiste na criação de 04 (quatro) ateliês de serigrafia em quatro instituições sem fins lucrativos situadas em bairros periféricos e de alta vulnerabilidade social. 

 

Os ateliês oferecerão aos jovens de faixa etária entre 13 e 18 anos, oficinas teóricas e práticas de serigrafia incluindo: história e conceitos sobre mercado da serigrafia e seus principais artistas, possibilidades existentes (obras de arte, produtos criativos), empreendedorismo social, cultura e arte urbana, atividade formativa sobre marcas e estampas, oficina de desenho dentre outras ações.

Parques Culturais

FESTIVAL PARQUES.jpg

Realização de Festival Multiculral em 4 finais de semana e 4 parques municipais, com ampla programação diversificada e gratuita: Parque Centenário da Imigração Japonesa, Parque Da Cidade, Parque Francisco Affonso De Mello e Parque Leon Feffer.

 

Com expectativa de atender diretamente 40mil pessoas, terá em sua programação cultural: shows musicais, apresentações teatrais e circenses, saraus literários com varal de poesias e feiras para venda e troca de livros, apresentação de grupos de cultura popular, dentre outras.

Teatro nas Escolas

TEATRO INFANTIL.jpg

Realização de 24 apresentações teatrais infantis em 12 escolas municipais localizadas em bairros periféricos de Mogi das Cruzes e que atendam crianças de faixa etária entre 06 e 10 anos de idade (2.400 crianças atendidas).

 

O projeto contempla a realização de uma oficina sobre “Prática Teatral Escolar” para professores, visando capacitá-los para a realização de atividades cênicas no ambiente escolar. 

 

As peças tratarão de temas sobre a preservação do meio ambiente e todas as crianças atendidas receberão um muda de árvore nativa ou frutífera, buscando incentivá-las e engajá-las na proteção da natureza e meio ambiente.